24 de junho de 2016

Bom senso com o censo / Ágora/ Novo Jornal / Luanda 24-6-2016

Bom senso com o censo.
Estive hoje a analisar com algum detalhe o censo geral da população publicado em Março de 2016. Fico com a ideia que é um trabalho sério e responsável e reúne todas as condições para que seja um instrumento indispensável para nortear decisões políticas assertivas, estratégias de desenvolvimento económico com razoabilidade e um planeamento social mais rigoroso.
               Este trabalho, que tem um carater científico, pode transformar “ideias feitas”, do discurso político prevalecente em “situações desfeitas”, baseada na evidência que são a teimosia dos números!
               Todos sabemos que temos uma população jovem com 65% da população com idade até aos 24 anos, num universo de 25.789.24 pessoas, das quais perto de sete milhões vivem em Luanda.
               Desvalerá pouco continuar a debitar números, porque eles estão acessíveis a todos os cidadãos, mas há leituras que urgem ser feitas rapidamente, e encontrarem-se algumas soluções na sociedade angolana num momento que o tempo urge, sob pena de perdermos o futuro!
               Será que o discurso das assimetrias e segregação social, económica e cultural do colonialismo continuam a ter eco na generalidade dos angolanos, quando apenas 7% dos angolanos teriam entre 18 e 21 anos à data de 11 de Novembro de 1975? Quantos se lembram do enfático 4 de Fevereiro, ou do 15 de Março de 1961?
               Com base neste trabalho pergunto quantas pessoas se lembram da transição de poderes do falecido presidente Agostinho Neto para José Eduardo dos Santos num cada vez mais longínquo 1979? Quantas pessoas têm presente a institucionalização da democracia pelo “decreto” que determinou o desaparecimento da sociedade socialista de partido único? A própria guerra contra a UNITA já começa a entrar no “esquecimento” das pessoas, e por isso hoje, eventuais sacrifícios pedidos são mal compreendidos, o que não deixa de ser de todo natural.
               A própria UNITA, ou o seu sucedâneo CASA, também não conseguem que as pessoas se lembrem do que foi politicamente Jonas Savimbi, porque quando ele morreu metade da população do País ainda não tinha 12 anos! Isto é mau para a oposição, mas também não é bom para os dirigentes do MPLA, a quem daria sempre um certo jeito ter um inimigo externo, ou interno, para que assacasse com as culpas de muita situação mal gerida e inapropriadas decisões na gestão da coisa pública.
               Pode-se dizer que a história transmite-se de umas gerações para outras, e que o facto da pessoa não ter vivido determinado momento, não quer dizer que não saiba o que aconteceu, nem que o valorize! Mas aqui também há muito pouco trabalho, de divulgação de tudo que aconteceu em Angola nos últimos cem anos, e a própria “história” recente de Angola é descrita um pouco de forma panfletária, e deixa pairar muitas dúvidas e desconfianças justificáveis nas gerações mais novas.
               O censo evidencia números preocupantes sobre um conjunto de situações que o discurso oficial tenta ignorar, nomeadamente no que concerne à esperança de vida dos angolanos, situações de desemprego, condições de salubridade das habitações e outras.
               Obviamente que este trabalho também reflete algum esforço que o executivo foi fazendo ao longo dos anos no sentido de melhorar alguns números, nomeadamente os valores da população alfabetizada e também a percentagem de homens e mulheres que frequentaram o ensino médio nas diferentes províncias do País, e outros que demonstram à saciedade que parte do caminho fez-se caminhando, e há números que refletem esperança no futuro, se não se teimar trilhar caminhos que se revelaram tortuosos ou sem rumo certo!
               O que ressalta disto tudo é a certeza que a Republica de Angola, nas suas amplas diversidades tem necessidade de olhar para o futuro com respostas cabais, porque cada vez se vê menos uma população remetida à sua condição de mera assistente. É aliás desejável que seja assim, porque uma população jovem e pouco exigente torna-se amorfa, e disponível para ser manobrada para propostas de transformação politica, social e económica que redundam a maiorias das vezes em “aventureirismo oportunizável”!
               O exercício do poder tem obrigação de dar cada vez mais respostas, porque as pessoas com cada vez mais formação e maior informação assim o exigem. O silêncio, as frases feitas, o panfletário, já não colhem no momento de “afogadilho” económico e a desconfiança é crescente nas instituições do Estado, o que leva a desacreditar a democracia que ainda dá tímidos e pouco resolutos passos no nosso País.
Para Max Weber o Estado Moderno era uma manifestação do movimento de racionalização da civilização moderna. Tratava-se, portanto, da materialização de uma estrutura burocrática, fundamentada em regras juridicamente estabelecidas e de poderes específicos independentes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Pegue-se em Weber, trabalhem-se os dados do censo e haja bom senso que talvez renasça uma esperança que se vai teimando em manter à tona, mas com evidentes dificuldades de permeio!

Fernando Pereira

15/6/2016
Related Posts with Thumbnails